SINTRAMB realiza debate sobre os riscos da nova PNAB e sobre atuação dos profissionais da enfermagem pós liminar do CFM.
O Sintramb promoveu no dia 19 de outubro de 2017 um debate sobre a nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e ainda abriu discussão sobre a polêmica decisão liminar que limita atuação dos profissionais da enfermagem na atenção básica. O debate teve como foco fortalecer a lutas em defesa do SUS e dos trabalhadores.
O convite foi estendido a todos os servidores e em especial aos profissionais afetados com os cortes na área da saúde e com a PNAB, os Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Combate a Endemias, Enfermeiros, Psicólogos, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Dentistas, Fonoaudiólogos, Médicos, Fisioterapeutas, Auxiliares e Técnicos: de enfermagem, de consultório dentário, de laboratório, de radiologia, de prótese dentária.
Segundo Germana Vasconcelos, foi um momento de debate importantíssimo para sanar as dúvidas e lamentou a ausência de muitos servidores.
Entre os convidados estava o médico e professor da UFCG, Henrique Medeiros que falou sobre a PNAB, proposta que se soma ao pacote de maldades do governo golpista para desmontar o SU. Contou ainda com a presença da enfermeira Amanda Linard, que atua no município há quase 5 anos, e a mesma diz que “a decisão liminar provocada pelo CFM só coaduna com a política de desmonte do SUS, pois burocratiza o acesso à população ao atendimento, bem como ataca toda uma classe de profissionais da enfermagem”.